Em O Pai, Gerson Steves é tradutor/adaptador e interpreta o Doutor Ostermark.
Publicitário pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, jornalista e Mestre em Comunicação e Artes pela Fundação Cásper Líbero. É egresso do Teatro Escola Macunaíma, onde fez sua formação em teatro. Ator, dramaturgo e professor de teatro, com mais de 40 anos de carreira.
Atuou em algumas das mais importantes companhias teatrais da cidade de São Paulo, entre elas Teatro do Ornitorrinco, Grupo XPTO, Cia de Ópera Seca, Cia da Revista e Núcleo Experimental. Com essas companhias atuou em espetáculos como A Megera Domada e Sonho de Uma Noite de Verão (Shakespeare, direção de Cacá Rosset), O Jovem O Príncipe e a Verdade (Jean-Claude Carrière, com direção de Regina Galdino e direção musical de Fernanda Maia), Cândida (Bernard Shaw) e Urinal Musical (ambos com direção de Zé Henrique de Paula), Zorro Musical (direção de Roberto Lage e direção musical de Thiago Gimenez), Buster e o Enigma do Minotauro (direção de Osvaldo Gabrielli), A Ópera do Malandro (Chico Buarque, direção de Kleber Montanheiro), Brasas no Congelador e Um Bloco de Gelo em Chamas (ambas sob direção de Gerald Thomas). Esteve na histórica montagem de Sonho de Uma Noite de Verão (1991, N.Y. Shakespeare Festival – Broadway) participando ainda do Festival Latino da Cidade do México e do Festival de Curitiba.
É dramaturgo, tradutor e versionista de teatro musical tendo duas versões autorizadas internacionalmente e produzidas em 2022: Rocky Horror Show e Cabaret. Autor do livro A Broadway Não é Aqui (em segunda edição revisada e ampliada pela Giostri Editora). Possui ainda significativas atuações em cinema e TV (nas telenovelas Chiquititas e A Viagem). Como maquiador, foi indicado duas vezes ao Prêmio Avon Color de Maquiagem. Steves ainda é artista da voz, atuando como locutor e narrador de audiolivros que incluem obras como os Diarios de Viagem de D. Pedro II e Fabrício Carpinejar. Tem sólido exercício de docência teatral (como significativo trabalho realizado nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo desde 1990), sendo atualmente coordenador do Curso Profissionalizante de Teatro Musical d’A Voz em Cena.