João Caldas

Fotógrafo

Performances:

Em O Pai, João Caldas é fotógrafo oficial.

 

Graduado em Engenharia pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982) e e em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1982). Sua atividade como fotógrafo de Artes Cênicas em 1981 e logo em seguida é contratado pelo Centro Cultural São Paulo – CCSP (1982).

 

Nos anos seguintes, de 1985 a 1987, trabalha como repórter fotográfico da Folha de São Paulo e se afasta do trabalho ligado ao teatro. A partir de 1988, retoma os trabalhos no formato de estúdio para as Artes Cênicas, com fotos direcionadas para o atendimento do mercado de assessorias de imprensa, além de atender o segmento esportivo e marketing de produtos. Colabora ativamente com o Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo, faz trabalhos para o Teatro Popular do Sesi, fotografa regularmente para o Teatro Escola Célia Helena, a Casa do Teatro e o Teatro Imprensa.

 

Em 2002, inicia o registro de espetáculos musicais na cidade de São Paulo e suas fotos de espetáculos são regularmente publicadas nos programas dos espetáculos,  jornais, revistas paulistanas, livros e principalmente nas mídias sociais. Sua primeira exposição individual de fotos de teatro acontece no Espaço Cultural Porto Seguro (2012) e, no ano seguinte, lança o livro de fotos Teatros Por João Caldas (Editora Terceiro Nome). Lança em 2020, pelo Instituto Cultural ARTIUM uma aula gravada sobre fotografia para teatro musical (ainda disponível no Youtube). Durante a Pandemia, a partir de 2021, 

 

inicia os trabalhos em gravações e transmissões ao vivo/online de teatro no seu estúdio e em locações externas com destaque para o espetáculo Terra Medeia indicado como um dos melhores espetáculos de 2021 pela APCA. Em 2022 fotografa o espetáculo O Pai, de August Strindberg e faz a direção de fotografia do filme O Viajante com texto, roteiro e direção de José Rubens Siqueira. Ainda nesse ano, e participa da exposição fotográfica Jairo & João – O teatro na fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas no Instituto Artium De Cultura. É agraciado com o Prêmio Arcanjo de Artes Visuais pelos 40 anos dedicados à fotografia de artes cênicas em São Paulo (2022).

 

 

Contact: